sexta-feira, 27 de junho de 2014

DICAS SOBRE INGREDIENTES

Uma dúvida muito comum é a questão dos ingredientes na hora de preparar o bolo.
Veja aqui algumas dicas sobre o que vale a pena comprar, quais as melhores marcas disponíveis e a melhor maneira de armazená-los.

OVOS – prefira os da feira ou avícolas ao invés de supermercados. Se você utiliza uma grande quantidade, não coloque na geladeira. Deixe na bandeja que vieram e coloque em uma prateleira, em lugar ventilado, longe do sol ou de alguma fonte de calor. Duram no mínimo 2 semanas assim.

AÇUCAR REFINADO – não percebo muita diferença entre as marcas em termos de qualidade. União, Barra etc. não alteram o resultado final do bolo.

AÇUCAR DE CONFEITEIRO – note que é diferente de açúcar impalpável, porém você pode utilizar açúcar impalpável no lugar de açúcar de confeiteiro, mas não ao contrário. O Glaçúcar, da União, é bom, mas fica bem empedrado e tem que ser peneirado antes de utilizar. Armazene em local seco.

AÇUCAR IMPALPÁVEL – é um açúcar de confeiteiro, bem fino e misturado com amido de milho. É utilizado para fazer pasta americana, massa para flores, glacê real etc. O da Arcolor é o mais fininho e o mais branco. Armazene em local seco.

FARINHA DE TRIGO – A farinha Renata é a minha preferida, mais fina e mais branca do que outras. Caso não encontre desta marca, a farinha Sol também tem um bom resultado. Nunca use farinha que já vem com fermento. Fica impossível determinar a quantidade. Guarde em local seco e peneire sempre antes de utilizar. Dispense os grumos que sobrarem na peneira, sem passar a colher.

MANTEIGA – Prefira sempre a sem sal, pois o sabor é bem melhor e você consegue controlar a quantidade de sal que irá na receita. A manteiga da marca Sereníssima, argentina, é infinitamente superior às outras marcas nacionais, e com o mesmo preço. Vale muito a pena. Para quem não encontrar esta marca, a manteiga Itambé é uma boa opção.

LEITE CONDENSADO – não precisa falar nada…

CREME DE LEITE – o creme de leite Nestlé de lata tem uma quantidade de gordura superior ao creme de leite da mesma marca em caixinha. Para fazer ganache use o creme de leite fresco ou o da lata.

CHOCOLATE EM PÓ – o chocolate do Padre (Nestle) é muito mais saboroso. Use sempre o com 50% de cacau. Deixe dentro da caixinha, feche bem e armazene em local seco.

CACAU EM PO – se possível compre o cacau da Barry-Callebaut, é muito saboroso e o resultado final do seu bolo ou cupcake vai ser muito melhor. O Plein Arome tem a cor marrom e o Extra Brute é avermelhado. Ele é sem açúcar. Caso não encontre destas marcas, opte pelo da Garoto, que é também sem açúcar, ou compre em lojas da Zona Cerealista em São Paulo, a granel, o produto é excelente. Tome muito cuidado ao armazenar, pois o cacau absorve o aroma de outros produtos que ficar em contato. Até mesmo na hora de sair da loja, especialmente se comprar a granel, coloque em sacola separada…(não me pergunte como eu sei isto…cacau com sabor de fungi nem sempre é uma boa idéia…rs.) Guarde em um vidro bem fechado.

LEITE – use sempre o integral em embalagem longa vida. Guarde na geladeira depois de aberto por até 5 dias. Descarte depois disto.

FERMENTO EM PO – uso a mesma marca – Royal – a anos…não adianta inventar…se você não usa muito, prefira a embalagem pequena. Guarde bem tampada em local seco. Veja sempre a validade. Um fermento velho vai arruinar a sua receita.

BICARBONATO DE SODIO – não percebo diferença nas marcas, normalmente compro a granel na zona cerealista ou da Kitano no super mercado. Guarde em tuppeware tampado, em local seco. Sempre peneire antes de usar. E faça um teste se estiver em dúvida quanto à validade – misture com um pouquinho de vinagre e veja se espuma bastante. Caso isto não aconteça, dispense.

BAUNILHA – existe uma diferença enorme entre o extrato de baunilha artificial e o de baunilha natural. Se conseguir comprar o de baunilha natural, guarde com todo o amor e carinho, em local seco e longe da luz…
BAUNILHA – UMA ORQUÍDEA DAS MAIS ESPECIAIS!! para maiores informações sobre baunilha.

CHOCOLATE – existe uma diferença ENORME entre chocolate e cobertura…basicamente o chocolate é feito com manteiga de cacau, e a cobertura é feita com gordura vegetal. Para fazer ganache, para recheio e cobertura de bolos e cupcakes, use sempre chocolate. Caso encontre o chocolate da Callebaut, é delicioso, tem em várias versões – branco, ao leite e meio amargo, já vem em pastilhas, muito fácil para derreter. É um chocolate belga. A marca deles fabrica aqui no Brasil também, é a SICAO, vem em barras e tem boa qualidade e ótimo sabor. Como o cacau em pó, o chocolate também absorve aromas e sabores do que estiver em contato. Guarde sempre em local seco, bem embrulhado em papel alumínio e saco plástico.

FRUTAS – para fazer geléias para recheios, use sempre que possível frutas frescas e da estação, mas não utilize-as cruas no bolo, pois azedam bem facilmente.

FRUTAS SECAS – nozes, avelãs, castanhas etc. – prefira sempre as inteiras, mesmo que vá processa-las. São muito mais frescas e a diferença de preço é pequena. Tome cuidado para guardar, deixe sempre em local seco e fresco, muito bem embaladas e em recipientes bem fechados. Sempre que possível prove antes de comprar, para ter certeza que estão crocantes e sem sabor rançoso. Para as outras frutas secas, como damascos, ameixas, uva-passas etc., também prove antes e guarde em geladeira, em recipientes fechados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário