segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Diferença entre Bolo e Torta

"Quando o assunto é bolo e torta, muitas pessoas acreditam que a diferença entre esses dois tipos é apenas a aparência, e que não existe outras características relevantes que distinguem essas duas sobremesas.

No passado, a maioria dos brasileiros chamavam de bolo, toda massa assada e recheada, pois a origem da palavra é africana. Após alguns anos, a cultura americana invadiu o país e muitas pessoas passaram a usar o termo torta, que tem origem espanhola, para nomear todas as massas assadas, recheadas e decoradas

Quando decoradas, essas sobremesas podem não apresentar muitas características diferentes e perceptíveis, porém a diferença existe, principalmente no quesito massa e recheio.

Bolo é toda massa assada à base de ovos, trigo, leite, açúcar e manteiga, que pode levar ingredientes como frutas secas, por exemplo. No geral, é uma massa mais pesada e seca, que pode levar cobertura e recheio.

Bolos decorados e recheados, em sua grande maioria, apresentam no máximo duas camadas de recheio e em pequena quantidade. O sabor doce do recheio do bolo não predomina muito sobre a massa, que aparece sempre em maior quantidade.

Pode ser considerada torta, a sobremesa que apresenta uma massa mais elaborada, mais leve, úmida e mais sofisticada. Pode ser gelada e ir direto à geladeira ou pode ser assada. A massa base de uma torta pode ser feita com biscoitos, com massa de bolo ou massa amanteigada.

A torta feita com massa quase sempre apresenta duas ou 3 camadas de recheio, uma cobertura mais elaborada e sempre em grande quantidade. A torta que tem uma base feita com biscoitos, quase sempre é gelada, e apresenta um recheio cremoso em grande quantidade, e uma camada de cobertura, muitas vezes feita com suspiro ou chantilly."

Nenhum comentário:

Postar um comentário