domingo, 10 de agosto de 2014

Bolo Afogado de Chocolate

Ingredientes Calda:
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
3 colheres (sopa cheias) de chocolate em pó

Ingredientes Bolo:
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
3 colheres (sopa cheias) de chocolate em pó peneiradas
1 colher (sopa bem cheia) de fermento em pó
400 ml de leite
manteiga para untar bem a fôrma



Modo de Fazer
Calda:
Numa panela FORA DO FOGO misture a água, o açúcar e o chocolate em pó. Leve a panela para o fogo médio por uns 5 minutos (ou até que ferva), desligue o fogo e reserve esta calda quente.

Bolo:
Numa batedeira coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar e bata até se transformar num creme (+/- 5 minutos).
Desligue a batedeira e acrescente 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada, 3 colheres (sopa cheias) de chocolate em pó peneiradas, o fermento em pó e o leite.
Ligue a batedeira em velocidade baixa (apenas para misturar os ingredientes) e depois aumente a velocidade e bata por +/- 3 minutos.
Distribua a massa numa fôrma para pudim grande (26 cm de diâmetro X 7 cm de altura), FARTAMENTE UNTADA COM MANTEIGA.
Depois despeje a calda quente (reservada acima) sobre a massa crua que está na fôrma. DICA: banhe totalmente a massa crua.
Leve a fôrma para o forno pré-aquecido a 170º C e asse por 1 hora. Retire do forno e desenforme quente ou frio num prato de servir mais fundo.

OBS: Cuidado na hora de desenformar o bolo assado pois dentro da fôrma haverá bastante calda e se não tiver cuidado, esta calda quente pode derramar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário